Sexta, 20 Julho 2018

Assembleia Geral do CNLB - Leste 2

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizou de 20 a 22 de abril, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), a XXV Assembleia Geral Ordinária e o Encontro Regional, com o objetivo de animar o Laicato em celebração aos 30 anos (1988-2018),de organização e caminhada no regional.

Participaram do evento os cristãos leigos de 21 arqui/dioceses do Leste 2, representantes dos CNLB’s diocesanos, equipes de articulação de leigos, delegados e membros de pastorais e organizações filiadas. Da Arquidiocese de Diamantina, participaram Eliana Tomaz de Almeida (Diamantina) e Leia Gandra (Curvelo).
No primeiro dia da assembleia, foi feita uma análise de conjunturas social, eclesial, política e mundial. A reflexão foi conduzida pelo graduado em Ciências Sociais, Frederico Santana, da Arquidiocese de Belo Horizonte, e pelo doutorando em Ciência da Religião e mestre em Teologia, Edward Monteiro.

Em linhas gerais, Frederico Santana refletiu sobre a crise política na atualidade, a restrição da participação democrática, a corrupção generalizada e a necessidade de construir lastros sociais, ou seja, trabalhos de base, mobilização sindical e Fé e Política. A partir dessas ações, objetiva-se propor um debate sobre o projeto de sociedade que se deseja construir. Edward Monteiro apresentou uma análise eclesial, falando sobre a necessidade de se realizar um trabalho de conscientização de cidadania eclesial. O encontro com Jesus de Nazaré, a sua prática e os seus ensinamentos são iluminadores para essa ação. O Papa Francisco tem inspirado a se anunciar o evangelho com alegria, menos ceticismo, menos doutrina e mais vivência.

No segundo dia do evento, sábado, em 21 de abril, o grupo teve um momento de formação conduzido pelo Assessor Robson Ribeiro, cristão leigo, mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), que apresentou os seguintes temas: Documento 105 da CNBB, "Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade", a partir do Papa Francisco e do Batismo; Ano do Laicato - saída para Campo de Atuação; Mística da Esperança; Ano Eleitoral e os desafios para os leigos e leigas.
Essa temática foi abordada e concluída com um trabalho de grupo, o que ajudou no discernimento dos temas apresentados, sobretudo, no que diz respeito ao papel do leigo na sociedade e na Igreja. Muitos desafios necessitam ser enfrentados, afim de que, cada vez mais, os cristãos leigos tenham uma maior participação, sendo sal e fermento em todas as realidades em que vivem.

Na conclusão dos trabalhos desse dia, os representantes das arqui/dioceses presentes relataram as atividades desenvolvidas, e a serem realizadas, no Ano do Laicato. A proposta é celebrar essas ações no momento culminante da festa de Cristo Rei, em 25 de novembro de 2018.
Na noite de sábado, os participantes tiveram um momento cultural em que, além da confraternização, foi feito o reconhecimento de vários membros do CNLB Leste 2, que atuaram com amor e dedicação nessa trajetória dos 30 anos.
A programação da Assembleia teve momentos marcados por experiência mística, celebrações, partilha e a presença de dois padres que vieram com os leigos de suas dioceses. Um deles, Pe. Henrique, da Arquidiocese de Belo Horizonte, presidiu a celebração de envio dos participantes no final do encontro. Estiveram, também, presentes: Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo referencial dos leigos da CNBB Leste 2 (Diocese de Leopoldina), e Pe. Roberto Marcelino de Oliveira, Secretário Executivo da CNBB Leste 2.

No domingo, 22 de abril, foi realizada a eleição para a nova presidência do CNLB Leste 2, que ficou,assim, constituída:

Leci Conceição – Arquidiocese de Mariana – Presidente;
Tarcísio Bobbio – Diocese de Colatina – Vice-Presidente;
Adriano Massariol Pacheco – Diocese de Teófilo Otoni – Secretário Geral;
Ana Adriana da Silva – Diocese de Caratinga – Secretário Adjunto;
Luiz Everaldo Bertholo – Diocese de São Mateus – Tesoureiro Geral e Sônia Gomes de Oliveira – Arquidiocese de Montes Claros- Tesoureiro Adjunto.
O Conselho Fiscal, também, foi eleito e constituído por:
Titulares: Genésio José de Lima - Arquidiocese de Belo Horizonte;
Leonardo Henrique Moura - Arquidiocese de Mariana e Carlos de Jesus Silva - Diocese de São Mateus;
Suplentes: Maria Claret Martins - Arquidiocese de Montes Claros;
Joselita Morcelli de Castro - Diocese de Colatina e
José Marcos - Diocese de Teófilo Otoni.
Após a eleição, foi realizada a celebração de envio, concluindo-se o encerramento da Assembleia do Regional Leste 2.

Diamantina, 03 de maio de 2018

Eliana Tomaz de Almeida